Best Tour

Discover he best tours in foz do iguaçu - paraná - brasil!​

CATARATAS ARGENTINAS

Cataratas do Iguaçu do lado argentino

 
Argentine_Side_of Iguazu_Falls

Posicionada ao nordeste da Argentina, na região de Misiones, as Cataratas Argentinas se desdobram pela fronteira com o Brasil.

Neste post, você vai descobrir todos os detalhes que tornam o lado brasileiro e o argentino das Cataratas do Iguaçu tão singulares e surpreendentes.

Para começar, vamos trazer algumas definições e esclarecimentos sobre essa verdadeira obra-prima da Mãe Natureza.

Nesta leitura, você vai se deleitar com uma infinidade de informações e particularidades, com um foco todo especial na parte argentina desse espetáculo natural.

E não para por aí! Também vamos desvendar como funciona o trajeto e a extensão de cada rota que leva você a diversos pontos de observação deslumbrantes.

Cataratas Argentinas: Descubra a Beleza do Lado de Lá!

Argentine_Waterfalls

As Cataratas Argentinas,  juntamente com o lado brasileiro, ostentam o título de Patrimônio Mundial da UNESCO e, desde 2011, fazem parte da lista das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

Abrangendo um imenso arco de 2,7 quilômetros de largura, o Parque Nacional do Iguaçu abriga 275 cachoeiras únicas que margeiam um impressionante penhasco em formato de ferradura.

A icônica Garganta del Diablo é a queda d’água mais espetacular. Uma plataforma de observação oferece a chance de presenciar a força da água caindo do rio e despencando em um abismo de 80 metros.

Além das magníficas quedas, o parque é um verdadeiro santuário para a biodiversidade, abrigando mais de 2.000 espécies de plantas, cerca de 450 espécies de aves e uma grande diversidade de mamíferos.

Não se surpreenda ao cruzar com jacarés, lontras, quatis e macacos durante sua visita! Embora seja mais raro, também é possível encontrar onças na região.

A área é o lar de metade das espécies de aves da Argentina, incluindo exóticos papagaios e tucanos.

Ao explorar as Cataratas Argentinas, você pode se aventurar pelas trilhas sinuosas que cortam a floresta tropical do parque, sentindo toda a energia das águas caudalosas.

Ao contrário do lado brasileiro, que tem apenas uma trilha principal, o lado argentino se orgulha de oferecer três trilhas principais para os visitantes.

O lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu oferece visões panorâmicas e frontais completas das várias quedas d’água.

Por outro lado, o lado argentino proporciona uma conexão mais íntima com as quedas, embora a visão panorâmica total de todas elas seja reservada ao lado brasileiro.

O desbravador espanhol Alvar Nunes Cabeza de Vaca foi o primeiro europeu a se encantar com as Cataratas do Iguaçu, no distante ano de 1541.

O Parque Nacional que abriga as Cataratas do Iguaçu – Argentina foi criado em 8 de outubro de 1934, cobrindo uma vasta área de 676,2 quilômetros quadrados.

O prestigioso título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela UNESCO às Cataratas do Iguaçu – Argentina, foi recebido em 1984, reafirmando ainda mais a importância e a beleza desse paraíso natural.

Descobrindo as Trilhas Imperdíveis das Cataratas Argentinas

Como mencionado anteriormente, as Cataratas Argentinas, em contraste com o lado brasileiro, têm três trilhas principais para explorar. São elas:

  1. Garganta do Diabo (a principal)
  2. Circuito Superior
  3. Circuito Inferior

Chegando ao parque nacional mais frequentado da Argentina, situado no extremo norte da província de Misiones, somos recebidos pelo centro de visitantes.

O Parque Nacional do Iguazú abre suas portas às 8 da manhã, e a dica é chegar cedinho! Afinal, as passarelas são inúmeras e cada uma merece ser apreciada com calma, renderá muitas fotos incríveis.

É importante vestir roupas e calçados confortáveis, levar comida e bebida para o dia todo, mesmo que existam restaurantes no local – cujos preços podem ser um pouco salgados.

A partir do centro de visitantes, todas as trilhas do parque podem ser exploradas a pé ou a bordo de um charmoso trem ecológico, que parte a cada 30 minutos e não custa nada!

A única trilha que requer o uso do trem ecológico é o caminho para a principal trilha das Cataratas do Iguaçu – Argentina. Essa rota se estende por aproximadamente 2500 metros até o começo da passarela.

O trem inicia sua jornada na estação central, localizada bem próxima à área de serviços. A estação intermediária, chamada Cataratas, dá acesso aos passeios superior e inferior e o trajeto finaliza na estação Garganta del Diablo.

Alternativamente, você pode optar pelo Sendero Verde, uma rota situada a 500 metros da entrada do parque. Este passeio dura cerca de 10 minutos e fica disponível até as 17h.

Essa trilha corta a selva subtropical, permitindo um agradável acesso a pé da área de serviço até a estação Cataratas e início dos Passeios Superior e Inferior.

Garganta do Diabo: A Trilha Imperdível nas Cataratas do Iguaçu - Argentina

Devil's_Throat

O passeio pela Garganta do Diabo tem duração aproximada de 120 minutos, cobrindo um percurso total de 2.200 metros, considerando ida e volta.

No fim da passarela, nos deparamos com o mirante da Garganta del Diablo, a maior e mais impressionante de todas as quedas d’água.

Imagine cachoeiras que se estendem por mais de 150 metros, despencando a uma altura de mais de 82 metros – o equivalente a um edifício de 30 andares!

A queda d’água em forma de ferradura tem uma vazão média de 1.800 metros cúbicos por segundo, o suficiente para preencher 36 piscinas olímpicas em apenas um minuto.

Este imponente espetáculo da natureza atrai visitantes do mundo inteiro, e o melhor é que sua acessibilidade é de 100%.

Circuito Inferior: Uma Aventura Surpreendente nas Cataratas Argentinas

Lower_Circuit_Argentine_Falls

O Passeio Inferior conduz você através de passarelas imersas na selva, proporcionando uma experiência intensa com a natureza. Você será acompanhado por várias espécies de borboletas, pássaros e quatis nesta incrível exploração das cachoeiras.

Este caminho se estende por 1.700 metros, e oferece um contato direto com a vegetação exuberante e diversos mirantes, perfeitos para apreciar as quedas d’água.

Esta trilha proporciona uma conexão íntima com a natureza, deixando as maravilhas do local ao alcance das suas mãos.

O percurso completo do circuito dura aproximadamente 90 minutos e se situa a 500 metros da estação Cataratas.

Além disso, perto da entrada, você pode encontrar instalações sanitárias e uma praça de alimentação.

A trilha possui acessibilidade de 90%, contando com passarelas e algumas escadas.

Circuito Superior: Admirando as Cataratas do Iguaçu - Argentina de Cima para Baixo

Upper_Circuit_Admiring Iguazu_Falls

Seguimos para o Circuito Superior, que nos convida a um passeio por passarelas planas com uma visão panorâmica deslumbrante das Cataratas do Alto Iguaçu.

A partir deste ponto, nos deleitamos com um cenário fascinante, repleto de mirantes distintos, dos quais podemos tirar fotos incríveis da perspectiva do alto das cataratas.

Cada panorama é singular, e a combinação entre a exuberante vegetação e as majestosas quedas d’água compõe uma paisagem digna de um sonho.

No Passeio Superior, você tem a oportunidade de apreciar as cachoeiras Mbiguá, Adão e Eva ou Bossetti de uma perspectiva elevada, até chegar ao mirante da segunda queda d’água mais impressionante do Parque: a Cachoeira San Martín.

Esta caminhada dura cerca de 60 minutos e se situa a 300 metros da estação Cataratas. Com um percurso total de 1.750 metros, possui acessibilidade de 100%.

O parque está aberto todos os dias do ano, a partir das 8h00. A entrada é permitida até as 15h, e os visitantes podem permanecer no local até as 18h.

Fonte: Iguazu Argentina

Passeio da Lua Cheia: Uma Experiência Mágica nas Cataratas Argentinas

Full-Moon-Tour-at-the-Argentinean Waterfalls

A visita ao Parque Nacional do Iguazú, lar das Cataratas Argentinas, não se limita apenas às horas do dia. Existe também uma opção para aqueles aventureiros de coração: o Passeio da Lua Cheia.

Este passeio ocorre sempre que a lua cheia se faz presente no céu, e deve ser reservado através do site oficial: Iguazu Argentina

O Passeio da Lua Cheia nas Cataratas Argentinas é uma experiência singular que ocorre durante cinco noites por mês, em dias de lua cheia no Parque Nacional Iguazú.

À noite, o silêncio só é quebrado pelo som suave da selva e pelo rugido poderoso da Garganta do Diabo, proporcionando uma atmosfera mágica.

O passeio se inicia com uma viagem através da selva a partir da Estação Central, a bordo do Trem Ecológico da Selva, rumo à Estação Garganta do Diabo.

A aventura começa com uma caminhada por uma passarela que se estende sobre o Rio Iguaçu Superior, iluminada somente pelo brilho da lua, até o mirante da imponente Garganta do Diabo.

Aqui, você contempla o véu majestoso da queda d’água, banhado pelo reflexo prateado da lua cheia.

Datas e Horários para o Passeio da Lua Cheia nas Cataratas Argentinas

O Passeio da Lua Cheia nas Cataratas do Iguaçu – Argentina acontece durante cinco noites por mês, especificamente nos dias de lua cheia.

Os horários para o passeio são os seguintes:

1º Turno = 19h45

2º Turno = 20h30

3º Turno = 21h15

O encantador Passeio da Lua Cheia nas Cataratas Argentinas, contudo, pode ser suspenso caso as condições climáticas não sejam propícias.

Vale ressaltar que esse é um evento especial e, por isso, a taxa de entrada para o passeio é cobrada separadamente do ingresso de acesso ao Parque.

O Passeio da Lua Cheia tem uma duração de aproximadamente 2h30min, proporcionando aos visitantes uma experiência memorável sob o céu noturno.

Para planejar essa aventura noturna, confira as datas disponíveis no site oficial: Passeio da Lua Cheia.

Conheça também:

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

error: Alert: Content selection is disabled!!